SEJA BEM VINDO!

Será uma honra te-lo como seguidor do meu blog!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

GÍRIAS! VOCÊ USA?

"QUAIS OS PÓS E OS CONTRAS?"
Fiquei pensando qual seria o próximo tema a ser publicado esta semana em meu blog. E conversando com um colega da escola, não tive duvidas, GÍRIAS! quero saber o que os seguidores do meu blog acham desse assunto.
"e aí mano firmeza?", tô de boa" e aí véio?", "nossa! é bem loko!", e aí mina?", "tô dando um trampo!", etc... Essas frases são bem comuns entre os jovens, mas também tem atraídos adeptos acima de 40 anos. A verdade é que a gíria não tem mais encontrado barreiras de classes sociais, culturais e religiosas! E isso podemos ver no cotidiano. Mas afinal, quais os pós e os contras? Até que ponto devemos usar a gíria para não se sentir o único formal da turma? O que fazer para que a gíria não se torne um costume? Entre os nossos amigos ficamos avontade! Mas numa entrevista de emprego?, numa reunião com seus clientes, fornecedores ou representantes de outras empresas? expressões verbais e até mesmo corporais pode colocar tudo a perder! quanto a isso devemos estar atentos! selecionei algumas girias mais faladas no momento. confira: À pampa: Muito legal.


Abraça: Acredita. Bagana: Bituca de cigarro. Banca a minha: Pagar a conta.                                    Beatbox: Imitar diversos sons com a boca. Brecha: Errar. Brodi: Parceiro. Cama de gato: Cilada.
Chapado: Legal, maneiro. Chapô o coco: Ficou doido. Chupando Manga: Quando a pessoa ta distraída.
Capotou: Caiu no Sono. Chegado: Amigo. Colar o brinco: Bater. Dá a letra: Contar a história. Da hora: Legal. Deu chapéu: Enganou. Deu milho: Vacilou Dim Dim: Dinheiro. DJ: Disc Jóquei. Dois p: Ser rápido.
É o que liga: A coisa certa. Embaçado: Demorado, perigoso, chato. Fazer a correria: Realizar um projeto.
Fazer a rima: Comunicar, passar a mensagem. Ficou pequeno: Não ter perdão. Firmeza: Com certeza.
Fita forte: Roubo. Goma: Casa.Latinha: Tinta spray. Ligar: Avisar. Loqui: Otário, mané.                       Mandar um salve: Mandar lembranças. Marcou: Vacilou MC’S: Mestres de Cerimônia.                      Miliano: Muito tempo. Mil Grau: Muito Legal. Mina: Mulher. Moscando: Vacilando. Pá: Algo mais.
Passar um pano: Dar uma olhada. Passou batido: Escapou. Perreio: Muita vontade, determinação.
Pick up: Toca-discos do Dj. Pico: Local, lugar. Pinoti: Sair correndo. Quebrada: Lugar.
Rodou: Foi pego. Sangue bom: Pessoa legal, gente fina. Tirando: Zuando.
Tesourar: Atrapalhar. Treta: Confusão, briga. Trampo: Trabalho. Truta: Parceiro, amigo.
Vacilão: Mané. Veneno: Dificuldade.
Gíria, é um fenômeno de linguagem especial usada por certos grupos sociais pertencentes à uma classe ou a uma profissão em que se usa uma palavra não convencional para designar outras palavras formais da língua com intuito de fazer segredo, humor ou distinguir o grupo dos demais criando uma linguagem própria (jargão).

É empregada por jovens e adultos de diferentes classes sociais, e observa-se que seu uso cresce entre os meios de comunicação de massa. Trata-se de um fenômeno sociolinguístico cujo estudo pode ser feito sob duas perspectivas: gíria de grupo e gíria comum. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário