SEJA BEM VINDO!

Será uma honra te-lo como seguidor do meu blog!

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

VAMOS MUDAR!

O QUE PRECISA MUDAR EM VOCÊ?

"Em primeiro lugar, é preciso compreender que é impossivel agradar a todos.Qualquer coisa que escrevemos, falamos e fazemos agrádará a uns e desagradará
outros."

Gostaria de pedir desculpas a todos os seguidores do meu blog, pela minha ausencia. O motivo foi problemas em meu computador, está solucionado e agora estou de volta e preparei para você caro seguidor o ultimo assunto de 2010.

                                                            VAMOS MUDAR!

Vamos começar 2011, cheio de expectativas e muitos sonhos. Neste finalzinho de ano as saudações, frases motivadoras de um ano repleto de prosperidade, saúde, etc... que lemos, ouvimos e falamos quase que constantemente nas ruas, praças, supermercados, amigos, parentes, namorados, programação de tv, etc...
tudo isso é muito bom, mas ninguém muda de vida só porque  mudou de um ano para o outro
A verdade é que cada um de nós faça uma breve retrospectiva de nossas atitudes, costumes, hábitos que só nos trouxeram dissabores.
Analise como foi o seu humor, como reagiu diante dos eventuais problemas, como tratou seus amigos, familiares, seus amigos de trabalho. Qual ou quais os comportamentos que você precisa mudar para ter uma vida saudavel e viver em paz consigo mesmo?
Em primeiro lugar, é preciso compreender que é impossivel agradar a todos. qualquer coisa que escrevemos, falamos ou fazemos agradará a uns e desagradará a outros. Então não pense que tudo em você está errado, analise apenas aquilo que te prejudica em seu convivio social. Por exemplo se você é uma pessoa mau humorada, procure mudar nesse aspecto, pois ninguem suporta estar perto de uma pessoa estressada, como tambem ninguem suporta estar perto de alguem egocentrica, orgulhosa, negativa, arrogante, autoritária. entretanto é importante salientar que cada  um tem o seu jeito de ser, mas sobre tudo temos que saber que nossas atitudes abrem e fecham portas
Neste final de 2010 não vamos nos limitar a apenas a saudações, e palavras comoventes, diga para as pessoas que você pretende ser uma nova pessoa, ser mais tolerante, agradavel, compreensivel, humilde, positiva e sobre tudo estar bem consigo mesma. E então, vamos mudar?

Nesse NOVO ANO, sejamos diferentes! e espero do fundo do meu coração que se você é diferente, então que seja ainda melhor, e se ainda não é, faça a sua retrospectiva e faça a diferença! FELIZ 2011

domingo, 28 de novembro de 2010

ELOGIOS E CRITICAS

NÃO IMPORTA O QUE ACONTEÇA, NÃO PARE, CONTINUE ANDANDO

Quem nunca teve o seu ego massageado com um elogio, ou seus nervos a flor da pele com uma dura critica recebida?. Entretanto é importante salientar que o que tem preocupado, e feito muitos pararem no meio do caminho são as criticas, por não saberem lidar com elas, já que os elogios em sua maioria só serve para nos dar uma falsa sensação de poder.
Muitas vezes uma critica vem embalada em uma serie de camadas de ofensas. Mas temos de saber diferenciar uma das outras, pois também tem criticas que nos ajudam a reavaliar o nosso desempenho.
Muitas vezes cheguei a expor minhas ideias, meus objetivos profissionais e pessoais e fui criticado por muitos. lembro quando disse para algumas pessoas que pretendia crescer dentro da empresa, e ouvi muitas criticas como: você?... "sonhar não paga nada"... O fulano tentou e não conseguiu"...
Depois de ter alcançado parte do meu objetivo que foi entrar para a qualidade, um antigo "amigo" me viu e ficou pasmo, não acreditando no que estava vendo, chegando até dizer que não acreditava no que via. Já encontrei uma pessoa que chegou a dizer que a empresa estava em decadência, achando que simplismente fui escolhido para assumir tal responsabilidade, mal sabe ele o que passei para chegar onde estou! algumas semanas atras um lider de produção tentou fazer uma piada ao me ver na nova função, nem perdi o meu tempo em terminar de ouvir a sua piadinha, deixei-o falando sozinho.
Se por um lado tenho sido bombardeado por criticas e indignações por me verem lá na frente, tambem tenho recebido muitos elogios de pessoas que até mesmo nunca falaram comigo, mas que hoje me dão os parabens, dizem que eu merecia estar onde estou, dizem que sou inteligente, pedem dicas, feed backs, lideres que nem afinidade tinha, e hoje me comprimentam, modestia parte conquistei o respeito de muita gente.
Um feed back que posso passar para vocês é que diante das criticas ofensivas, maldosas, como se você fosse o ultimo a merecer alguma coisa, faça como fiz, finja-se de surdo, não guarde as palavras desmotivadoras que forem ditas, simplismente ignore-as!
Veja este caso que aconteceu !
Na semana passada, um jovem no meu trabalho se aproximou de mim e disse que me conhecia, sinceramente eu não me lembrava dele,  fez uma breve reclamação dizendo que estava desanimado, pois ele tinha formação na area administrativa e que a empresa raramente apresentava oportunidade nessa area!
Então de pronto lhe respondi: - Amigo no seu caso você não deve ficar esperando que a empresa lhe apresente uma oportunidade, fale com alguém responsável do RH e diga que você deseja ter uma oportunidade e que você tem formação na area. Ele respodeu: - Falei com um encarregado da produção, e ele disse que era  para eu esperar a empresa abrir vagas nessa area!
Então fui bastante enfático com ele: - amigo você procurou a pessoa errada, vá atrás da Fulana que é responsável pelos aproveitamentos interno.
Amigo, você deve começar a ter opinião própria, tem de ser decidido, e se precisar de ajuda procure a pessoa certa, se ouvir palavras de desanimo, não absorva sem antes avaliar o conteúdo, questione a você mesmo!se deve seguir ou não! Não importa o que aconteça, não pare continue andando!
                                                                          Forte abraço até a próxima

sábado, 20 de novembro de 2010

REFLEXÃO DA HISTÓRIA

"PORQUE DESISTIR DE SEUS SONHOS? SÓ PORQUE OS OBSTÁCULOS GRITARAM DIZENDO QUE NÃO CONSEGUIRÁ? SÓ PORQUE TROPEÇOU ALGUMAS VEZES E ZOMBARAM DE VOCÊ? SÓ PORQUE NUNCA OUVIU UMA SÓ PALAVRA QUE O MOTIVASSE A CONTINUAR? POIS EU TE DIGO ACREDITE EM VOCÊ!, ACREDITE NOS SEUS SONHOS!, SIGA EM FRENTE!"

Nada é mais triste do que ver uma pessoa que um dia teve o brilho nos olhos por ter um sonho a alcançar, e que por ter sua auto estima destruída pelo preconceito, pelas experiencias amargas da injustiças, pelos inúmeros tropeços, hoje absorveu para o seu subconsciente o pessimismo que se tornou uma especie de cabresto quando se depara com um obstáculo.
Infelizmente esse é o retrato de muitos na sociedade e podemos ver claramente em nossos jovens, em nossa familia, nossos amigos, os profissionais, os estudantes e os trabalhadores.
O motivo por eu ter publicado essa minha história, é que ela se torne um combustivel para quem tem um sonho à ser alcançado. Na verdade eu gostaria de contar a fascinante história de um homem que se tornou um eterno exemplo de superação. Este superou grandes obstaculos em que poucos, nem ousariam enfrenta-los. As pessoas que acompanharam a sua trajetoria, meneavam a cabeça, não acreditando no que viam. Seu nome ABRAHAM LINCON,  eleito o 16º presidente dos Estados Unidos da América.Talvez eu possa contar algum dia.
os sonhos são como uma bússula, indicando os caminhos que seguiremos e as metas que queremos alcançar. são eles que nos impulsionam, nos fortalecem e nos permitem crescer.
se você tem um sonho e deseja alcança-lo, não se dobre diante dos obstaculos que certamente aparecerão, tropeços é provavel que aconteça, mas se levante, e continue, não olhe para tras, não se renda, não desista!
Lembre-se que os obstaculos não recua, eles tem de ser destruido!

sábado, 6 de novembro de 2010

O MEU GRANDE DESAFIO! FINAL

"Finalmente eu ouvi aquela frase que tanto esperava."

...- Sérgio, estou te ligando para te dar o resultado da entrevista!
Galera vocês não fazem ideia de como eu estava naquele momento. era tudo ou nada!
As minhas mãos suavam  e tremiam ao telefone.
"Mas o futuro não estava escrito, somos nós que fazemos o nosso próprio destino"
Finalmente eu ouvi aquela frase que tanto esperava
- VOCÊ FOI APROVADO!
- Comunique o seu gestor e diga que hoje é o seu último dia no setor, pois amanhã você deverá comparecer ao setor de Controle da Qualidade.
Agora sim, vi as montanhas sendo transportada e lançada no mar, então pude finalmente vibrar. Parecia não acreditar. " Do pó ao lado dos principes" literalmente falando!
Você deve estar se perguntado: E o Claúdio? Aquele seu amigo.
O Claúdio e eu, trabalhavamos juntos na mesma planta, mesmo turno, mesmo setor, mesma equipe, tinhamos os mesmos objetivos dentro da empresa, atualmente estudamos juntos o mesmo curso. O Claúdio já teve a experiencia de ir para o Estados Unidos pela empresa, mas agora cada um terá de seguir rumos diferentes, pois lamentávelmente foi reprovado na entrevista.
20 DE SETEMBRO,  segunda-feira, último dia num setor em que eu não faria questão nenhuma, de lembrar que algum dia trabalhei lá.
Mas aquela Segunda-feira foi diferente, foi um dia de despedidas dos amigos, muitos parabéns recebidos.
18:00 hs, o tempo estava se fechando, os trovões anunciavam uma forte chuva. derrepente um blackout! Éhh, parecia que a natureza queria me dar uma forcinha abreviando aquela noite.
5 MINUTOS de silencio, era hora de refletir no que eu havia aprendido nesses 3 anos de empresa.
E aquela chuva forte não aconteceu, aqueles trovões eram apenas a voz que dizia: "Ninguém te poderá te resistir todos os dias da tua vida, não temas, nem te espantes, eu sou contigo por onde quer que andares!
a noite chegou ao fim e o sofrimento também
21 DE SETEMBRO DE 2010, Terça-feira, 08:00 hs, Me apresento como o mais novo INSPETOR DA QUALIDADE!
                                                                    
Na proxima semana vou apresentar uma reflexão dessa história, não percam !
ATÉ A PRÓXIMA! FORTE ABRAÇO! 

sábado, 30 de outubro de 2010

O MEU GRANDE DESAFIO PENÚLTIMA PARTE

"Tudo seria avaliado, desde um simples cumprimento até uma despedida."

- Amor! A empresa ligou ontem e falou o resultado do A.I.
Sinceramente, eu não podia imaginar nenhuma outra resposta, se não a de aprovado, pois todos os meus esforços, estava ali! Corregi todas as falhas que havia identificados, fechei todas as brechas.
- Parabens! Você foi aprovado!
Você deve estar imaginando. Ele deve ter vibrado de alegria, pois finalmente conseguiu o que queria.
Lamento dizer, mais não esbocei nenhuma reação de alegria. Ao ouvir da minha esposa o resultado, nasceu outro preocupação. Agora eu estava diante da 2ª etapa do A.I. A entrevista!
TERÇA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO, o dia da entrevista. A minha estava marcada para as 14:30 e a do Claúdio 14:00 hs.
A partir dali os nossos conhecimentos já não valiam de nada, agora cada um teria que apresentar o seu objetvo e tudo seria avaliado, desde um simples cumprimento até uma despedida. Direcionar os nossos objetivos, com os da empresa e mostrar com clareza que aquela vaga  era tudo para nós.
A entrevista com o meu amigo, durou aproximadamente 15 min, em seguida eu fui o proximo a ser chamado
- Boa tarde! Você é o sérgio Henrique Fernandes
- Sim
- Por favor me acompanhe.
Apesar do batimento cardiáco, estar um pouco acelerado, estava tranquilo! Um minuto pra relaxar; era o tempo que me restava.
Ao chegar na porta da sala fui supreendido! a entrevista não era somente com um selecionador, mas uma bancada.
Meu amigo, eu não podia colocar tudo a perder. Tinha que me recompor imediatamente. E consegui me recompor.
Era uma pergunta atras de outra, e os cuidados redobrados, para não me perder no raciocinio, pois cada entrevistador anotava as respostas de suas perguntas e no termino estas informações seriam cruzadas, para avaliar se não havia desencontros de informações, contradições, etc...
Foram aproximados 25 min.
Fim da entrevista, agora era esperar o resultado final. eu estava seguro!
No estacionamento da empresa, Claúdio e eu faziamos uma breve avaliação de como tinha sido a entrevista.
Na verdade no momento da entrevista, o nosso cerebro parece que trava no sentido de analisar resposta por resposta, pois estavamos num ambiente que exigia o nosso foco absoluto. Após a entrevista essa trava já não existia, e então o nosso cerebro, processava minuciosamente todas as informações e avaliava todas as respostas, se houvesse falha saberíamos.
SEGUNDA -FEIRA 20 DE SETEMBRO
Minha sogra grita!
- Sérgio, Telefone.
Corri para atender; era da empresa!
- Oi bom dia! Sérgio estou te ligando para te dar o resultado da entrevista.
                                                      CONTINUA NO PRÓXIMO DOMINGO
                                                      ÚLTIMA PARTE DA HISTÓRIA
                                   

domingo, 24 de outubro de 2010

O MEU GRANDE DESAFIO PARTE IV


"Até mesmo aquele a quem compartilhei informações minutos antes de entrar na sala, se tornou meu maior adversário"!                                                    Naquele dia, meu amigo e eu, trocamos informações das últimas provas, passamos tudo para o papel, fizemos anotações, pegamos e-mails de pessoas que, eram profissionais da area, fizemos uma lista de perguntas que surgiam durante uma leitura e outra dos documentos de processos de produção. Cheguei ao ponto de falar com uma pessoa que trabalhava na engenharia e um que fazia parte do treinamento; elaboramos 10 perguntas que teria uma probabilidade muito grande de cair na prova. É claro que eu não podia esquecer de fazer as ultimas revisadas nas apostilas do Senai.
Na medida em que as duvidas apareciam, procuravamos saná-las imediatamente. Realmente estavamos bem engajados nessa empreitadas. Era vencer ou vencer!
Desta vez nada poderia dar errado. nada mesmo!
6 DE SETEMBRO... O DIA DA PROVA!
Alguns minutos antes de entrar na sala, Claudião e eu tiravamos as ultimas duvidas! Não tinhamos a informação de quantas vagas seriam. Depois que passasemos daquela porta para dentro, o meu maior aliado se tornaria o meu maior adversário. Entramos na sala e logo recebemos o teste. O Claudião de um lado e eu de outro, bem distante. Durante o teste, num descuido da moça responsável pelo A.I. um rapaz que sentava a minha frente, deu uma olhada para traz, pedindo que eu lhe informasse o resultado de uma determinada questão; naquele momento eu pensei. Como pode? Me sacrifiquei tanto para chegar aqui e agora vou entregar de bandeja pra esse cara. Negativo!
Lá fora somos amigos, aqui dentro somos adversários, onde não há sentimento, não há misericordia. Até mesmo aquele a quem compartilhei informações minutos antes de entrar na sala, se tornou meu maior adversário, pois ele obtinha todas as informações que eu possuia.
Depois de encerrado o teste, entregamos  os certificados dos cursos concluídos, tudo certo! Muita confiança; o Claúdio também estava muito confiante.
10 DE SETEMBRO, SEXTA -FEIRA, esperei a ligação até as 13:00 hs, depois desse horário, não havia ninguém em casa, exceto na casa da minha sogra, pois era o horário que eu saía de casa para trabalhar. Chegando no trabalho, o Claúdio me perguntou se o RH havia me ligado; eu respondi que não, mas ele achou que eu estava blefando e insistiu na pergunta por varias vezes, até que "caiu a ficha". O R.H. havia ligado para ele. Então exclamei
-Ah, o RH ligou pra você!
E ele confirmou dizendo que sim!
Naquele instante comecei a ficar preocupado, pois o meu amigo havia sido avisado, porem eu não.
No dia seguinte...
11 DE SETEMBRO, SABADO, mais precisamente as 10:50 da manhã; minha esposa se despedia para ir trabalhar, minutos depois de fechar o portão, ela retorna com um recado da sua irmã.
-Amor! A empresa ligou ontem e falou o resultado do A.I...   CONTINUA NO PRÓXIMO DOMINGO
                                                                                               PENÚLTIMA PARTE

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O MEU GRANDE DESAFIO PARTE III

"Claúdião, meu amigo de trabalho e de colégio!"(ao lado do armário)

O mais interessante é que após ter ouvido mais uma vez outro resultado sem sucesso, não havia absorvido aquela sensação de pessimismo, frustração, desanimo, pelo contrario uma mistura de revolta e indignação nasceu, e reforçado pelos comentários de quem havia sido aprovado no teste, porem reprovado na 2ª etapa que era uma entrevista, tudo isso já era ingrediente suficiente para que eu desistisse.
Mas não foi esse o pensamento que tive.
Colecionava derrotas, já não lutava para tirar pedras do caminho, mas para destruir montanhas. Era impressionante! Extraí  forças que nem eu mesmo consegui explicar até hoje. Deus estava comigo!
Por outro lado o claudião era um desanimo total, pois ele tambem estava partindo para o 3º A.I. e trabalhava no mesmo setor que eu estava. O desanimo dele foi tanto que chegou a pedir para o encarregado responsavel que transferisse ele de setor, pois ali ele não aguentava mais. O seu pedido foi ignorado.
Entre uma conversa e outra ele dizia que não valia a pena continuar participando dos A.I., porque era muito estranho e duvidoso.
Percebi que meu amigo estava vivendo aquela fase de pura frustração que eu havia vivenciado tempos atras, porem ele não estava sabendo lidar com aquelas inumeras tentativas sem sucesso. Então resolvi injetar ânimo naquele rapaz.
- Claúdião, não podemos pensar desse jeito, temos de enfrentar cada desafio como se fosse o primeiro. Não deu certo ontem, dará hoje! Não deu certo hoje, dará amanhã, mas o que não podemos é ficar parado se lamentando as perdas que tivemos.
Acredite! Essas palavras serviram até para me animar mais!
Depois de algumas semanas mostrando para ele o quanto não podiamos ficar parados "choramingando"ele absorveu o espirito!
O comportamento daquele rapaz havia mudado, já não se ouvia palavras de derrotas, somente uma única frase -"Vamos conseguir serjão!"
Ficamos na expectativa para o proximo A.I., sempre bem atento no mural.
Um mês depois e nada!, dois meses...nada!Três meses, e minha ferias foi concedida! agora eu teria 20 dias em casa. Mas o meu amigo me manteve informado.
- Claúdião, Fique atento! se aparecer o anuncio no mural, me avise na escola.
No 17º dia de ferias o Claúdio trouxe a informação de que naquele dia, era o ultimo para a incrição do A.I.
Depois da aula, cheguei em casa e fiz a inscrição por telefone.
Numa terça-feira por volta das 09:30 na escola, o celular do claudio toca. Era o RH convocando-o para o teste na quinta-feira. Minutos depois, minha esposa recebia a mesma ligação. Lapis, borracha, caneta e regua, a prova estava marcada para as 14:30hs... CONTINUA NO PRÓXIMO DOMINGO
                                                                            PARTE IV

domingo, 10 de outubro de 2010

O MEU GRANDE DESAFIO PARTE II

"Naquele instante não conseguia ver melhoras, a possibilidade de sair daquele setor estava totalmente descartada!"

...uma semana depois da prova, o resultado:
-Infelizmente não foi desta vez! você não foi aprovado!
Aquela frase, aquela resposta ficou martelando em minha cabeça.
Eu não conseguia acreditar, definitivamente eu estava frustrado, achei que não suportaria aquele setor, agora seria um desafio imposto e só havia duas saídas. Me adaptar ao novo setor contra a minha vontade ou pedir que a empresa me demitisse. escolhi tentar me adaptar.
Duas tentativas, duas reprovas. A vontade de partir para um 3º A.I. parecia ter desaparecido. Naquele instante não conseguia ver melhoras, a possibilidade de sair daquele setor estava totalmente descartada!
4 MESES DEPOIS
No quadro mural um novo A.I., ao ler o anuncio, não fiquei nem um pouco empolgado. Talvez isso fosse resultado de duas derrotas consecutivas.
No dia seguinte comentei com a minha esposa, sobre o novo A.I. ela me perguntou: - Você vai fazer? A resposta saiu naturalmente sem que eu percebesse. -Eu não tenho nada à perder, vou participar!
Embora eu tenha decidido insistir pela 3ª vez nesse A.I., não havia feito nenhum esforço, desta vez eu dependia somente da "sorte"!
Chega o dia da prova, lápis, caneta e borracha na mão; ansiedade já não existia, vibração nenhuma, até parecia que estava cumprindo uma obrigação de estar ali.
A verdade é que neste estado eu estava caminhando para o meu próprio enterro, pois se com duas tentativas frustradas já havia sido suficiente para arrancar de mim a força em continuar lutando, imagine uma 3ª derrota. Isso seria fatal
"Na medida em que você insiste uma, duas, três vezes naquilo que você almeja e não vê o resultado que espera, é preciso fechar os olhos e ver a próxima tentativa como se fosse a primeira, ou então, as anteriores sem sucessos sugarão toda a sua energia; e era exatamente como eu estava, sem energia, sem forças.
O DIA DA PROVA...
Quando recebi a prova, percebi que o seu conteúdo não era assim tão complexa, respondi as questões sem muita dificuldade, ao termino da prova senti aquela segurança que minutos atraz não existia. A partir dali renasceu a esperança, a confiança, a vibração, a energia!
Ao chegar em casa, minha esposa me perguntou se eu havia feito uma boa prova. Eu respondi que havia sido surpreendido, e que desta vez estava muito confiante, eu esperava uma prova bem complicada e no entanto não foi!
Nesse periodo conheci o Claúdio, hoje um grande amigo de trabalho e de colégio. O Claúdio tambem havia participado deste A.I. Esperávamos ansiosos pelo resultado. Praticamente todos os dias, um perguntava para o outro se o RH havia ligado dando a resposta. Isso durou quase duas semanas.
Até que chegou o dia.
- E aí Claudião, ligaram pra você?
- ligaram! eu não passei! respondeu ele.
No dia seguinte liguei no RH.
- Bom dia! Gostaria de saber o resultado do A.I.
-Qual é o seu nome?
- Sérgio Henrique Fernandes. respondi!
- Só um instante!
Foi "um instante" de um minuto mais longo que vivi, mas estava certo de que receberia um resposta positiva, pois estava confiante apesar de tudo!
Do outro lado da linha a resposta:
- Você não conseguiu atingir a porcentagem minima para a aprovação.
Indignado, mas sem questiona-la, ela continuou... - Se você quiser, pode pegar a sua prova aqui!
O mais interessante é que após ter ouvido mais uma vez outro resultado sem sucesso... CONTINUA
                                                                          NO PRÓXIMO DOMINGO parte III

domingo, 3 de outubro de 2010

O MEU GRANDE DESAFIO! PARTE I

"O Futuro não está escrito, nós fazemos o nosso próprio destino!"

Hoje vou falar do meu mais recente e talvez um dos maiores desafio que já enfrentei na vida. Pedras que se transformaram em montanhas, minutos que se transformaram em horas, expectativas que se fizeram surreais, as consecutivas derrotas que quase me fizeram desistir do meu foco! Aqueles momentos de pura frustração que traz na bagagem um unico pensamento, jogar tudo para o alto e procurar novos horizontes.
Como pode ver, vou relatar em 4 partes, com riquezas de detalhes e em tons dramáticos e emocionantes, as tentativas em um processo seletivo, chamado de Aproveitamento Interno (A.I) na empresa em que trabalho.
Trabalho numa empresa de grande porte e que nos ultimos anos vem crescendo rapidamente e que em consequencia disso as oportunidades de crescimento profissional para os funcionários tem sido frequentes.
Quando surgiu pela 1ª vez um A.I, no qual eu prenchia os requisitos para a inscrição, não pensei duas vezes "vou encarar" Estava bem empolgado, afinal de contas era uma oportunidade unica para conquistar a vaga na area da Qualidade. Muitos candidatos, poucas vagas, mas a expectativa era grande. Procurei recapitular tudo que aprendi no Senai, pois o dia do teste estava se aproximando e eu precisava estar bem preparado.
Finalmente chega o dia da prova; devido a grande quantidade de candidatos, o teste foi realizado em dois ou três grupos, se não me falha a memória foram nos horários das 09:00, 14:00 e 17:00 hs, eu fazia parte do horário das 14:00 hs. Depois de realizado o teste, fiquei aguardando o resultado que sairia na semana seguinte, mas na mesma semana, um forte comentário se espalhava pela empresa. "fulano passou, beltrano tambem! A entrevista está marcada para tal dia", mas até então nada oficial, pelo menos para mim.
Na semana seguinte, tomei a liberdade de ligar para o RH. E o resultado: -Sérgio Henrique Fernandes, infelizmente você não foi aprovado!
Uma resposta que soava como uma pequena perda, mas o suficiente para que o meu ego me indagasse. Porque?... Onde você errou?
Agora só me restava esquecer este A.I e continuar por mais alguns meses, talvez mais de um ano na rotina de sempre, num setor que não me agradava nem um pouco, até que surgisse outra oportunidade.
6 MESES DEPOIS...
No quadro mural um novo A.I. já havia passado tanto tempo que nem me lembrava mais do conteúdo do A.I. anterior.
Na verdade nós temos o costume de nos preparar para um desafio somente quando ele aparece, quando na verdade devemos nos preparar a cada dia independentemente se o desafio se apresenta ou não. E esse costume fazia parte de mim. Foi tudo tão rápido, que o tempo se tornou o meu maior inimigo; fiz a inscrição num dia e no 3º dia a prova seria aplicada.
Só pensava uma coisa. "eu tenho que passar" lembro como se fosse hoje.
Há quase uma semana antes do A.I. ser anunciado no mural, eu havia sido transferido de setor, um setor critico, em que poucos conseguiria permanecer por muito tempo. Já tinha visto amigos meus pedir demissão, outros com uma semana de trabalho não retornavam mais a empresa.
Esse A.I. era a minha única saída! O que antes era um desejo em crescer profissionalmente, agora era uma questão de "sobrevivencia", pois como disse, era um setor critico, tão critico que a maioria não aceitavam trabalhar lá e os poucos que já trabalhavam não permaneciam por muito tempo.
Dificil mesmo era ter que aceitar o fato de que o próximo A.I estava distante e seria o periodo de adaptação mais longo e exaustivo que teria que passar. não saberia de fato se aguentaria. Mas ainda bem que as vagas foram abertas uma semana depois. Fiz a inscrição e fiz a prova. Estava muito confiante, uma semana depois o resultado...CONTINUA
                                                                                     
                        
                                                               Até o próximo Domingo... PARTE II

domingo, 26 de setembro de 2010

A HISTÓRIA ACONTECEU!

Você lêu uma publicação minha com o titulo "A ESCOLHA É SUA"? Se ainda não lêu, leia! Fala sobre a decisão que tive de tomar para alcançar um objetivo!
Você recebeu ou já visualizou esta frase que lhe enviei: "Uma história fantástica está para acontecer!" Aguardem!
Muito bem! eu só esperava uma resposta para concluir esta publicação que será colocada no meu blog no próximo domingo dia 03 de Outubro. Recebi a resposta!
Relatarei a minha trajetória em um processo seletivo.
Em tons dramáticos e emocionantes, com muita riquezas de detalhes, como foi encarar um desafio, que para mim foi o maior que já enfrentei. Experiências que jamais serão esquecidas!
Este relato será publicado em 4 partes, sendo 1 parte a cada domingo.
Acompanhe a história e passe adiante para os seus amigos, parentes, professores...etps.
Um forte abraço e até domingo dia 03 de outubro às 20:00hs

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

VOCÊ TEM EXPERIÊNCIA?

"Uma Redação que venceu e serviu de experiência"


Num processo de seleção da Volkswagen, os candidatos deveriam responder a seguinte pergunta: “Você tem experiência?” A redação abaixo foi desenvolvida por um dos candidatos. Ele foi aprovado e seu texto está fazendo sucesso, e ele com certeza será sempre lembrado por sua criatividade, sua poesia, e acima de tudo por sua alma.
REDAÇÃO VENCEDORA:
Já fiz cosquinha na minha irmã só pra ela parar de chorar. Já me queimei brincando com vela. Eu já fiz bola de chiclete e melequei todo o rosto. Já conversei com o espelho, e até já brinquei de ser bruxo. Já quis ser astronauta, violonista, mágico, caçador e trapezista. Já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés pra fora. Já passei trote por telefone. Já tomei banho de chuva e acabei me viciando. Já roubei beijo. Já confundi sentimentos. Peguei atalho errado e continuo andando pelo desconhecido. Já raspei o fundo da panela de arroz carreteiro. Já me cortei fazendo a barba apressado. Já chorei ouvindo música no ônibus. Já tentei esquecer algumas pessoas, mas descobri que essas são as mais difíceis de se esquecer. Já subi escondido no telhado pra tentar pegar estrela. Já subi em árvore pra roubar fruta. Já caí da escada de bunda. Já fiz juras eternas. Já escrevi no muro da escola. Já chorei sentado no chão do banheiro. Já fugi de casa pra sempre, e voltei no outro instante. Já corri pra não deixar alguém chorando. Já fiquei sozinho no meio de mil pessoas sentindo falta de uma só. Já vi pôr-do-sol cor-de-rosa e alaranjado. Já me joguei na piscina sem vontade de voltar. Já bebi uísque até sentir dormentes os meus lábios. Já olhei a cidade de cima e mesmo assim não encontrei meu lugar. Já senti medo do escuro.Já tremi de nervoso. Já quase morri de amor, mas renasci novamente pra ver o sorriso de alguém especial. Já acordei no meio da n oite e fiquei com medo de levantar. Já apostei em correr descalço na rua. Já gritei de felicidade. Já roubei rosas num enorme jardim. Já me apaixonei e achei que era para sempre, mas sempre era um “para sempre” pela metade. Já deitei na grama de madrugada e vi a Lua virar Sol. Já chorei por ver amigos partindo, mas descobri que logo chegam novos, e a vida é mesmo um ir e vir sem razão. Foram tantas coisas feitas, momentos fotografados pelas lentes da emoção, guardados num baú, chamado coração. E agora um formulário me interroga, me encosta na parede e grita: “Qual sua experiência?”. Essa pergunta ecoa no meu cérebro: experiência… experiência… Será que ser “plantador de sorrisos” é uma boa experiência? Não! Talvez eles não saibam ainda colher sonhos! Agora gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou esta pergunta: Experiência? Quem a tem, se a todo momento, tudo se renova…?
Até o próximo Domingo!

sábado, 4 de setembro de 2010

FREEGANS? QUEM SÃO ELES?

"A maioria dos freegans vive em cidades onde o lixo é farto e de ótima qualidade. Os freegans procuram móveis ou sacos de roupas em calçadas, eletrônicos em depósitos de lixo e comida nos fundos de mercearias e restaurantes."

Os freegans acreditam que o consumismo destrói o ambiente e degrada a sociedade. Eles acreditam que o desmatamento, as fazendas criadoras de animais para a indústria e as práticas de trabalho injustas são um resultado natural de uma cultura centrada no lucro. Mais importante de tudo, eles acreditam que trabalhar e comprar dá uma aprovação implícita ao capitalismo e a seus, às vezes, desagradáveis efeitos colaterais.

Sendo assim, os freegans preferem não comprar. Eles resistem às atualizações eletrônicas e às mudanças na moda. Eles consertam o que já possuem. Eles fazem trocas entre si. Eles andam em busca do que precisam. E como a maioria das sociedades industrializadas produz muito lixo, os freegans geralmente podem passar bem confortavelmente com apenas alguma compra ocasional.
Toda sexta-feira, um grupo de paulistas da região do ABC se junta para preparar um grande banquete. por volta das 11 horas, eles vão até a feira mais próxima e esperam as barracas serem desmontadas. Quando os feirantes despejam no lixo os últimos alimentos que não foram vendidos, o grupo ataca vorazmente a xepa. É hora de escolher os ingredientes para um almoço freegan - uma refeição na qual absolutamente nada pode ser comprado.
Além de recolher o alimento jogado fora por restaurante e mercados, eles pegam roupas e mobília descartadas pelos consumidores capitalistas. Ao fazer isso, diz um representante do movimento na Inglaterra que se identifica apenas por J.D., a pessoa pode atingir a felicidade espiritual. Isso sem falar na satisfação material: "Eu mergulho na lixeira todos os dias.sempre achei coisas ótimas e não me lembro de uma vez que tenha passado fome nos últimos 6 anos".
Em São Paulo um jovem universitário, bem aparentável, vai quase que diariamente ao shopping mexer nas lixeiras e até visitas os fest food e sem nenhum constrangimento pede para os clientes não jogarem as sobras da bandejas, pois ele consome!

Desperdício é proibido.
Ter emprego e pagar aluguel também.
Faça hortas e jardins comunitários.
Não utilize carros sempre que possível.
Não desperdice.
Recupere o que é desperdiçado.
Não pague aluguel: more de graça em imoveis abandonados e malcuidados que você mesmo vai recuperar.
Não tenha um emprego. trabalhe apenas para você e para sua familia.

Para saber mais sobre os freegans entre no site  freegans.info
Até o proximo Domingo!




domingo, 29 de agosto de 2010

PEDOFILIA LEGALIZADA?



"Casamento coletivo de 450 homens com crianças com mais de 4 anos e menos de 10      anos de idade em Gaza"

A História oculta do mundo. A Pedofilia do Hamas.
Enquanto a imprensa exalta os "lutadores da liberdade do Hamas", os "rebeldes" o mundo desconhece uma das histórias mais sórdidas de abuso infantil, tortura e sodomização do planeta, vinda do fundo dos esgotos de Gaza: - Os casamentos pedófilos do Hamas que envolvem até crianças de 4 anos.
Tudo com a devida autorização da lei do islamismo radical.
Infância perdida, abuso certo. Ficaremos calado?
A denuncia é do Phd Paul L. Willians e está publicada no blog thelastcrusade.org e é traduzida com exclusividade no Brasil pelo De Olho na Mídia...(ninguém mais na imprensa nacional pareceu se interessar pelo assunto).
Um evento de Gala ocorreu em Gaza. O Hamas foi o patrocinador de um casamento em massa para 450 casais. A maioria dos noivos estava na casa dos 25 aos 30 anos; a maioria das noivas tinham menos de 10 anos de idade!
Grandes dignitários muçulmanos, incluindo Mahmud Zahar, um líder do Hamas foram pessoalmente cumprimentar os casais que fizeram parte dessa cerimônia tão cuidadosamente planejada.
"Nós estamos felizes em dizer a América que ela não pode nos negar alegria e felicidade", Zahar falou aos noivos, todos eles vestidos em ternos pretos identicos e pertencentes ao vizinho campo de refygiados de Jabaliya. Cada noivo recebeu 500 dólares de presente do Hamas.
As crianças na pré-puberdade (pré-puberdade????) que estavam vestidas de branco e adornadas com maquiagem excessiva, receberam bouquets de noiva.
"Nós estamos oferecendo este casamento como um presente para o nosso povo que segue firme diante do cerco e da guerra", discursou o homem forte do Hamas no local, Ibrahim Salaf
O Centro Internancional Para Pesquisas Sobre Mulheres estima agora que existam 51 milhões de noivas infantis vivendo no planeta e quase todos em países muçulmanos.
Quase 30% destas pequenas noivas apanham regularmente e são molestadas por seus maridos no Egito; e mais 26% sofrem abuso similar na Jordânia.
Todo ano, 3 milhões de crianças muçulmanas são submetidas a mutilações genitais, de acordo com a UNICEF. A pratica ainda não foi proibida em muitos lugares da América.
A pratica da pedofilia teria base e apoio do Islã. O livro Sahih Bukhari em seu 5º capitulo traz que Aisha, uma das esposas de Maomé teria 6 anos de idade quando se casou com ele e as primeiras relações intimas ocorreram aos 9 anos. O periodo de espera não treria sido por conta da pouca idade, mas de uma doença que ela tinha na época. Em compensação, Maomé teria sido generoso com a menina: permitiu que ela levasse todos os seus brinquedos e bonecas para  sua tenda.
MAIS AINDA: talvez o mais conhecido de todos os clérigos muçulmanos deste seculo, o Aiatóla Komeini, defendeu em discursos horripilantes a pratica da pedofilia.
"Um homem pode obter prazer sexual de uma criança tão jovem quanto um bebê. Entretanto, ele não pode penetrar; sodomizar a criança não tem problema. Se um homem penetrar e machucar a criança, então ele será responsavel pelo seu sustento o resto da vida. A criança entretanto, não fica sendo contada entre suas 4 esposas permanentes. O homem não poderá também se casar com a irmã da criança. É melhor para a criança casar neste periodo, quando ela vai começar a menstruar, para que isso ocorra na casa do seu marido e não na casa do seu pai. Todo pai que casar sua filha tão jovem terá assegurado um lugar permamente no céu"

Esta é a história que a mídia não conta, que o mundo se cala e não quer ver ou não querem que você fique sabendo.
Mas agora você está ciente, não tem mais jeito! Vai ficar calado? Se você não fizer nada, ninguem poderá salvar estas vitimas inocentes do Inferno do Hamas e  Similares!

Até a próxima!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

DESACATO A AUTORIDADE OU ABUSO DE AUTORIDADE?

" O que tem sido mais frequente? Cidadãos ignorando as leis ou autoridades abusando delas?"

Nesta semana vi uma cena que me fez pensar muito sobre o assunto. Uma viatura da policia militar; dois policiais abordam um jovem que havia parado o seu veiculo em local proibido. Vi quando o rapaz argumentava dizendo que só havia parado para atender o celular, mas um dos policiais não foi nem um pouco compreensivo e se mostrou irritado dizendo para o jovem sair do carro e em seguida lhe aplicou varias multas!
Afinal de contas. O que tem sido mais frequente? Cidadãos ignorando as leis ou autoridades abusando delas?O que não faltam neste país são bandidos! difícil é saber quem são eles, pois o que mais temos visto na mídia são bandidos uniformizados.
Mas como agir diante de um abuso de Autoridade? Aqui vai a resposta:

Se um policial age com abuso de autoridade, o que o cidadão pode fazer para se defender?

“Toda polícia tem a sua corregedoria, que é o órgão, dentro da polícia, que apura as faltas disciplinares cometidas pelo policial. Portanto, o cidadão pode reclamar diretamente nessas corregedorias. Mas não deve se limitar às corregedorias. Se quiser, pode fazer mais. Se o abuso de autoridade foi muito forte e existirem provas, ele pode ir direto à Justiça e entrar com uma ação de danos morais por conta desse injusto constrangimento. É preciso dar mais poder à polícia para combater os crimes. Isso é assim em todo o mundo e o Brasil também está nessa linha. Agora, a polícia não pode exercer esse poder de forma abusiva, arbitrária. Tem que exercer de acordo com a lei. Da mesma forma, o cidadão tem que respeitar a ordem policial, correndo o risco de cometer crime de desobediência ou desacato, ou seja, o xingamento”, explica o jornalista e advogado Paulo Roque.

UM CASO DE DESACATO A AUTORIDADE

Eu infelizmente, cometi um crime de desacato à autoridade. Em uma situação de extremo nervosismo, provocado pela ironia, ignorancia, e ainda por eu ter passado por um constrangimento na frente de meus colegas de trabalho, mandei-o enfiar o papel (que estava em minhas mãos) no ânus.Sei que agi errado, mesmo em estado de descontrole, mas gostaria de saber que providências devo tomar agora, preciso de um advogado? Tem uma base para o valor da fiança? Tem como alegar que o desrespeito foi decorrente de um desequilíbrio emocional momentâneo?

A RESPOSTA:
O delito de desacato tem pena cominada de seis meses a dois anos de detenção. Portanto, submete-se ao Juizado


Especial Criminal. Aí, não há se falar em fiança.
Pelo que você narrou, não sei se é caso de desacato. Desacatar é ofender, menoscabar, menosprezar, humilhar, na precisa lição de Hungria é: "a grosseira falta de acatamento, podendo consistir em palavras injuriosas, difamatórias ou caluniosas, vias de fato, agressão física, ameaças, gestos obscenos, gritos agudos etc".
No Juizado, entendo que não ser necessária a presença de um advogado para defendê-lo. Muitas vezes, o reconhecimento franco do erro, conduz o julgador à solidariedade, culminando com uma pena justa. Pode até ser que haja absolvição. Isso depende muito do caso concreto. Acho que sua situação não é das mais graves. No máximo, você pode ser punido com uma pena restritiva de direito.
...Até a próxima!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

GÍRIAS! VOCÊ USA?

"QUAIS OS PÓS E OS CONTRAS?"
Fiquei pensando qual seria o próximo tema a ser publicado esta semana em meu blog. E conversando com um colega da escola, não tive duvidas, GÍRIAS! quero saber o que os seguidores do meu blog acham desse assunto.
"e aí mano firmeza?", tô de boa" e aí véio?", "nossa! é bem loko!", e aí mina?", "tô dando um trampo!", etc... Essas frases são bem comuns entre os jovens, mas também tem atraídos adeptos acima de 40 anos. A verdade é que a gíria não tem mais encontrado barreiras de classes sociais, culturais e religiosas! E isso podemos ver no cotidiano. Mas afinal, quais os pós e os contras? Até que ponto devemos usar a gíria para não se sentir o único formal da turma? O que fazer para que a gíria não se torne um costume? Entre os nossos amigos ficamos avontade! Mas numa entrevista de emprego?, numa reunião com seus clientes, fornecedores ou representantes de outras empresas? expressões verbais e até mesmo corporais pode colocar tudo a perder! quanto a isso devemos estar atentos! selecionei algumas girias mais faladas no momento. confira: À pampa: Muito legal.


Abraça: Acredita. Bagana: Bituca de cigarro. Banca a minha: Pagar a conta.                                    Beatbox: Imitar diversos sons com a boca. Brecha: Errar. Brodi: Parceiro. Cama de gato: Cilada.
Chapado: Legal, maneiro. Chapô o coco: Ficou doido. Chupando Manga: Quando a pessoa ta distraída.
Capotou: Caiu no Sono. Chegado: Amigo. Colar o brinco: Bater. Dá a letra: Contar a história. Da hora: Legal. Deu chapéu: Enganou. Deu milho: Vacilou Dim Dim: Dinheiro. DJ: Disc Jóquei. Dois p: Ser rápido.
É o que liga: A coisa certa. Embaçado: Demorado, perigoso, chato. Fazer a correria: Realizar um projeto.
Fazer a rima: Comunicar, passar a mensagem. Ficou pequeno: Não ter perdão. Firmeza: Com certeza.
Fita forte: Roubo. Goma: Casa.Latinha: Tinta spray. Ligar: Avisar. Loqui: Otário, mané.                       Mandar um salve: Mandar lembranças. Marcou: Vacilou MC’S: Mestres de Cerimônia.                      Miliano: Muito tempo. Mil Grau: Muito Legal. Mina: Mulher. Moscando: Vacilando. Pá: Algo mais.
Passar um pano: Dar uma olhada. Passou batido: Escapou. Perreio: Muita vontade, determinação.
Pick up: Toca-discos do Dj. Pico: Local, lugar. Pinoti: Sair correndo. Quebrada: Lugar.
Rodou: Foi pego. Sangue bom: Pessoa legal, gente fina. Tirando: Zuando.
Tesourar: Atrapalhar. Treta: Confusão, briga. Trampo: Trabalho. Truta: Parceiro, amigo.
Vacilão: Mané. Veneno: Dificuldade.
Gíria, é um fenômeno de linguagem especial usada por certos grupos sociais pertencentes à uma classe ou a uma profissão em que se usa uma palavra não convencional para designar outras palavras formais da língua com intuito de fazer segredo, humor ou distinguir o grupo dos demais criando uma linguagem própria (jargão).

É empregada por jovens e adultos de diferentes classes sociais, e observa-se que seu uso cresce entre os meios de comunicação de massa. Trata-se de um fenômeno sociolinguístico cujo estudo pode ser feito sob duas perspectivas: gíria de grupo e gíria comum. Até a próxima!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Muita Calma nessa hora!

STRESS...  não leve para casa...
          não leve para o trabalho...

Segundo as estatísticas feitas pelo IBGE, no ranking, o excesso de dividas lidera a lista do fator que gera o stress! Em seguida vem o fim do casamento e em 3º o desemprego.
Seja lá qual for o seu problema, os especialistas orientam! é muito comum as pessoas, principalmente os brasileiros dividirem seus problemas com alguém da família, do trabalho, da escola, enfim.
O problema é que no trabalho, os amigos te ouvem, te orientam, te aconselham. Mas isso só acontece no inicio, depois começa o comentário de que o seu baixo desempenho na função ou qualquer eventual problema que ocorrer, dirão que é resultado dos problemas pessoais que tem vividos. Isso se espalha e vira fofoca.
Os especialistas dizem para não deixar a situação chegarem a tal ponto e dão dicas!
Se está vivendo uma situação de stress, procure seu chefe e exponha sua situação e tente negociar uma licença ou procure saber se a empresa tem algum programa voltado para casos como esse.As pessoas não sabem dos seus problemas e elas não podem simplesmente serem vitimas de seu descontrole emocional.
Pense nisso! até a próxima!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A ESCOLHA É SUA!

"Imagine quantas pessoas pensaram e agiram como aquele rapaz que desistiu se achando incapaz"

Há 5 anos atrás participei de um processo seletivo para concorrer uma das 6 vagas no Senai para o curso de Tornearia Mecânica
O mais interessante é que no dia da inscrição para a prova, a fila quase dava uma volta ao quarteirão. Logo a pergunta surgiu dentro de mim. -Será que compensa fazer essa prova? Olha quanta gente. São só 6 vagas!
A prova era composta de 60 questões sendo 30 de português e 30 de matemática. O candidato poderia optar por um dos três horários de manhã, tarde e a noite. Acredite os três horários estavam super lotados! Só para se ter uma ideia o horário que escolhi, havia tanta gente que o Senai se viu obrigado a abrir outra sala para que os inscritos pudessem participar do processo. Nesse momento um rapaz que estava ao meu lado me perguntou -Você vai fazer a prova? respondi que sim! Ele disse: -eu vou embora! são só 6 vagas! Olha quanta gente tem aí.
Duas semanas depois, eu retornei a escola para saber o resultado. Confesso que não estava muito otimista, embora acreditasse que havia feito uma boa prova, ainda assim acreditava também que havia pessoas muito mais bem preparadas que eu. Quando cheguei no pátio da escola, só conseguia enxergar listas de suplentes espalhadas por todos os lados, mas para minha surpresa, quando olhei para a lista dos aprovados, vi que o meu nome estava bem ali no 2º lugar! Agora imagine quantas pessoas pensaram e agiram como aquele rapaz que desistiu se achando incapaz

terça-feira, 10 de agosto de 2010

COM QUEM VOCÊ ESTÁ ANDANDO?


"Diga-me com quem andas, e eu te direi quem és"

É claro que este ditado tem tudo a ver com quem você é, já que você tem alguém inseparavel, em que suas opiniões tem muito peso, em suas decisões!
Você já deve ter conhecido alguem em que tudo para ela, por menor que seja a atitude a ser tomada, acredita que não será bem sucedida.Por exemplo, você acorda bem cedo e sai a procura de emprego, decidida fazer o melhor para conseguir o que procura. Caminhará de agencia em agencia, compra  classificados de empregos e por fim liga para aquele amigo(a) inseparavel para ir com você!
O interessante é que sem você perceber, de cada 20 frases ditas por ela, pelo menos 6 são para desanima-la e faze-la desistir! Não que isso seja proposital, mas é simplismente sua maneira de reagir diante das dificuldades!
E que você querendo ou não acaba absorvendo essa reação ao longo da vida! Talvez a principio você resista, mas com o tempo acabará como ele(a)
Palavras negativas ou pessoas negativas estarão sempre espalhando, mesmo sem querer más sementes e elas estam em todas as partes! Na familia, nos amigos, no vizinho, na escola e até profissionais em que esperamos o minimo de motivação!
Nessas horas temos que ser surdos e até cegos para não seguir exemplos de desistencia, quando na verdade necessitaria de perseverança!
Não olhe para os que fracassaram, por não ter lutado, pois se lutasse, mesmo que perdesse seria vencedor!
Pense! Com quem você está andando? Até a proxima!